segunda-feira, 22 de junho de 2015

Baixistas do Rock - Parte 7

Olá pessoal!

Nesta coluna começamos as duas matérias sobre o baixista Flea e suas características musicais.

Exercício 1

O baixista utiliza variações sobre a semicolcheia, as três mais utilizadas estão exemplificadas no primeiro exercício. Pratique cada uma delas separadamente.
No primeiro compasso temos os dois tempos com semicolcheia, pratique para se habituar a subdivisão
No segundo compasso temos uma ligadura de tempo nas duas primeiras semicolcheias, quando somamos duas semicolcheias elas passam a valer uma colcheia, no segundo tempo temos como a célula é escrita.
No terceiro compasso temos uma ligadura de tempo nas duas semicolcheias do meio, no segundo tempo temos como a célula é escrita.
No quarto compasso temos uma ligadura de tempo nas duas últimas semicolcheias, no segundo tempo temos como a célula é escrita.


Exercício 2

Neste exercício temos a parte do Pré-refrão da música "Californication" exemplificando as variações utilizadas por Flea.


Exercício 3

No exercício 3 temos a escala de Fá maior e a de Ré menor, elas são formadas pelas mesmas notas, F, G, A, Bb, C, D e E.
No terceiro compasso a escala é tocada na região que será explorada na música.


Exercício 4

Utilizando as escalas exemplificadas acima, podemos trabalhar estas notas pensando em criar frases com a escala da tonalidade. A música exemplificada é "This Velvet Glove", Flea explora a escala de Ré menor para construir a frase, quando a harmonia chega ao acorde de Bb, temos um efeito que o baixista explora demais, que é o som da escala Lídio (Bb quarta escala dos modos gregorianos de Fá).


Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: