quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estudos de Levadas - Estudo 1 - Estudos Ritmicos

Olá Pessoal!
Durante anos trabalhando como professor, músico integrante de bandas e sideman, comecei a notar que muitos baixistas conheciam diversos assuntos relacionados ao instrumento, mas infelizmente não conheciam o conceito básico para um contrabaixista que é criar uma levada (Groove) sólida. Alguns sofriam ainda com as divisões rítmicas e estruturação harmônica de frases, sendo que estes são elementos básicos para a criação de uma levada.
Nesta semana começarei uma coluna com exercícios simples para poder solucionar estes problemas.
A coluna será feita uma vez por mês, primeiro com exercícios rítmicos para aprofundar o conhecimento das divisões rítmicas e depois com os elementos harmônicos.
Todos os exemplos utilizam a fórmula de compasso 4/4. Esta é a forma mais usada na música popular, nesta fórmula a semibreve vale quatro tempos, a mínima metade da semibreve (2 tempos), a semínima vale metade da mínima (1 tempo) e assim segue. Cuidado com os valores das notas, procure um professor para te explicar melhor e passar alguns exercícios mais aprofundados de compasso. Um problema muito comum, é que o aluno passa a pensar que estes são os valores fixos destas notas sendo que não são. Estes valores são variáveis obedecendo à fórmula de compasso indicada, conforme você muda a fórmula estes valores podem sofrer alterações, o que nós temos é uma relação, a semibreve vale o dobro da mínima que por sua vez vale o dobro da semínima e etc.
Estudo 1 – Estudos Rítmicos
Aqui temos um estudo de cordas soltas no compasso de 4/4, primeiro utilizando a semibreve (duração de 4 tempos), depois a mínima (duração de 2 tempos), a semínima (duração de 1 tempo) e por último a colcheia (duração de ½ tempo).
Página 1


Página 2




Estudem com o metrônomo ou a bateria eletrônica. Toque a nota e não corte o seu som até completar a duração do seu valor. Comece com o metrônomo em 60, suba de quatro em quatro a velocidade sempre que se sentir confortável na velocidade que você está estudando.

Aqui estão os exercícios em pdf



E aqui o link para o Playback em 100 bpm
03. Track 3.mp3
Para os alunos este exercício utiliza os playbacks de 1 a 4

Divirtam-se e até a próxima coluna.

2 comentários:

Douglas Cardoso disse...

Muito bom Fernando, parabéns!
Abs.

Douglas Cardoso

Fernando Tavares disse...

Mestre Douglas!
Valeu por acompanhar o blog!
Muito obrigado pelo comentário