Olá pessoal!
Estamos de volta para a última coluna sobre Jazz.
Nesta última coluna utilizaremos alguns elementos para improvisar com intenção fusion. Para tanto, exploramos as sonoridades da escala Dórico para o acorde de "Dm7", a escala Alterada para o acorde de "G7" e o modo Lídio para o acorde de "Cmaj7". 
Algumas das ideias postadas nesta coluna foram estudadas nas aulas do professor Mozart Mello.
Verticalização
Dm7 
    
Dórico 
 | 
  
G7 
Alterada 
 | 
  
C7M 
Lídio 
 | 
 
F7M 
 | 
  
Fm7(b5) 
 | 
  
F#m7(b5) 
 | 
 
G7 
 | 
  
Gm7(b5)/G7alt 
 | 
  
G7M 
 | 
 
Am7 
 | 
  
Abm(7M) 
 | 
  
Am7 
 | 
 
Bm7(b5) 
 | 
  
Bbm7 
 | 
  
Bm7 
 | 
 
C7M 
 | 
  
Cb7M(#5) 
 | 
  
C7M 
 | 
 
Dm7 
 | 
  
Db7 
 | 
  
D7 
 | 
 
Em7 
 | 
  
Eb7 
 | 
  
Em7 
 | 
 
Escala
de Origem
        C Maior            Abm Melódico       G Maior
Soluções
Dm7 
 | 
  
G7 
 | 
  
C7M 
 | 
 ||
1 
 | 
  
Tríades 
 | 
  
C 
 | 
  
Db 
 | 
  
D 
 | 
 
2 
 | 
  
“Pentas” 
 | 
  
Am7 
 | 
  
Bbm7 
 | 
  
Bm7 
 | 
 
4 
 | 
  
Tétrade 
 | 
  
Dm7 
 | 
  
Eb7 
 | 
  
Em7 
 | 
 
Frase “pronta”
Espero que vocês tenham gostado e estudado bastante estes primeiros passos de um estilo tão complexo e cheio de conceitos como o Jazz.
Estudem todos os tópicos e em caso de dúvidas, podem sempre entrar em contato.
Abraços e até a próxima coluna!

3 comentários:
Top!!
agora entendi!!!
Tooooop eu amo muito jazz
Valeu galera!!!!!
Postar um comentário