Olá, Pessoal!
Estamos de volta com a quarta parte da matéria de harmonia. Nesta coluna, vamos abordar a classificação dos intervalos.
Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.
Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:
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Classificação dos Intervalos
Os intervalos são contados a partir de uma nota de referência, chamada de Fundamental ou Tônica. Nos primeiros estudos, consideraremos a nota Dó como a fundamental.
Uma escala contém sete notas, que são nomeadas com base no intervalo entre elas. A 1ª nota recebe o nome de Fundamental e as demais são numeradas da seguinte forma: 2ª (Segunda), 3ª (Terça), 4ª (Quarta), 5ª (Quinta), 6ª (Sexta) e 7ª (Sétima).
Considerando a nota Dó como a fundamental, temos a seguinte relação de intervalos:
- Dó para Ré = 2ª (Segunda)
- Dó para Mi = 3ª (Terça)
- Dó para Fá = 4ª (Quarta)
- Dó para Sol = 5ª (Quinta)
- Dó para Lá = 6ª (Sexta)
- Dó para Si = 7ª (Sétima)
Os intervalos podem ser classificados como maiores, menores, justos, diminutos ou aumentados. Aqui está a classificação básica:
- Intervalos de 2ª, 3ª e 6ª são considerados maiores.
- Intervalos de 4ª e 5ª são considerados justos.
- Intervalo de 7ª é considerado menor, sendo a sétima maior grafada com a letra M maiúscula ou o sinal de +.
Veja abaixo um estudo prático dos intervalos da escala maior.

Alterações dos Intervalos
Esses intervalos podem ser alterados no sentido ascendente ou descendente:
Intervalos maiores:
- Quando alterados ascendentemente, tornam-se aumentados.
- Quando alterados descendentemente, tornam-se menores.
Intervalos justos:
- Quando alterados ascendentemente, tornam-se aumentados.
- Quando alterados descendentemente, tornam-se diminutos.
Intervalo de sétima:
- Quando alterado ascendentemente, é chamado de maior.
- Quando alterado descendentemente, é chamado de diminuto.
Estude com calma essa parte teórica, pois ela é fundamental para o seu desenvolvimento como músico. Compreender os intervalos é a chave para entender como as relações harmônicas acontecem.
Vídeo:
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Bons estudos e até a próxima coluna!
Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.