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segunda-feira, 5 de maio de 2025

Harmonia - Aula 04 - Classificação dos Intervalos

Olá, Pessoal!

Estamos de volta com a quarta parte da matéria de harmonia. Nesta coluna, vamos abordar a classificação dos intervalos.

Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.

Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Classificação dos Intervalos

Os intervalos são contados a partir de uma nota de referência, chamada de Fundamental ou Tônica. Nos primeiros estudos, consideraremos a nota Dó como a fundamental.

Uma escala contém sete notas, que são nomeadas com base no intervalo entre elas. A 1ª nota recebe o nome de Fundamental e as demais são numeradas da seguinte forma: 2ª (Segunda), 3ª (Terça), 4ª (Quarta), 5ª (Quinta), 6ª (Sexta) e 7ª (Sétima).

Considerando a nota Dó como a fundamental, temos a seguinte relação de intervalos:

  • Dó para Ré = 2ª (Segunda)
  • Dó para Mi = 3ª (Terça)
  • Dó para Fá = 4ª (Quarta)
  • Dó para Sol = 5ª (Quinta)
  • Dó para Lá = 6ª (Sexta)
  • Dó para Si = 7ª (Sétima)

Os intervalos podem ser classificados como maiores, menores, justos, diminutos ou aumentados. Aqui está a classificação básica:

  • Intervalos de 2ª, 3ª e 6ª são considerados maiores.
  • Intervalos de 4ª e 5ª são considerados justos.
  • Intervalo de 7ª é considerado menor, sendo a sétima maior grafada com a letra M maiúscula ou o sinal de +.

Veja abaixo um estudo prático dos intervalos da escala maior.


Alterações dos Intervalos

Esses intervalos podem ser alterados no sentido ascendente ou descendente:

  • Intervalos maiores:

    • Quando alterados ascendentemente, tornam-se aumentados.
    • Quando alterados descendentemente, tornam-se menores.
  • Intervalos justos:

    • Quando alterados ascendentemente, tornam-se aumentados.
    • Quando alterados descendentemente, tornam-se diminutos.
  • Intervalo de sétima:

    • Quando alterado ascendentemente, é chamado de maior.
    • Quando alterado descendentemente, é chamado de diminuto.

Estude com calma essa parte teórica, pois ela é fundamental para o seu desenvolvimento como músico. Compreender os intervalos é a chave para entender como as relações harmônicas acontecem.


Vídeo:


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Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.

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