terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Transcrição do Mês - Jota Quest – O Sol


Olá pessoal!

Neste mês temos a transcrição completa da linha de baixo da canção
O Sol da banda Jota Quest.
Esta música foi lançada no álbum Até Onde Vai de 2005 e conta com o talentoso PJ no contrabaixo.
A música apresenta um groove de baixo bem legal na sua introdução e está na tonalidade de Lá Maior. A harmonia da música é basicamente a mesma e utiliza a sequencia I – V –bVII e IV, sendo este bVII um empréstimo muito utilizado em música pop, cuidado que em muitos casos o empréstimo utilizado é o IV/IV que utiliza a mesma tríade, diferenciando deste grau pela sétima (menor no bVII e maior no IV/IV). No Refrão temos uma harmonia diferente que trabalha com o I – V – IV – I.
A primeira levada é feita pensando nos intervalos de fundamental, 5ª e 7ª muito comuns em música pop. Todos os acordes seguem em sua maior parte o mesmo padrão, exceto o compasso 9 que prepara a entrada da voz e o baixista utiliza uma aproximação cromática para a fundamental do próximo acorde, alternada com algumas notas abafadas que dão um efeito bem legal.
A base de voz é feita com a rítmica e o fraseado um pouco mais simples. No trecho são tocadas somente as tônicas de cada acorde e a partir do compasso 14 o baixista insere algumas variações. A base de voz ocorre entre os compassos 10 e 17 e 26 e 33 (sendo que a partir do compasso 30 temos algumas frases um pouco mais complexas pensando na pentatônica maior dos respectivos acordes).
O refrão tem uma linha muito parecida com a introdução, a variação ocorre na sequencia harmônica em que o baixista trabalha com a mesma ideia de fraseado sobre os acordes de A, E e D. Este trecho ocorre entre os compassos 18 e 25, 34 e 38 e 47 e 55. No final da música o baixista trabalha algumas variações sobre as mesmas notas do refrão, estas variações são feitas pensando na pentatônica de A maior para o acorde de A, a escala Mixolídio de E para o acorde de E e a escala de D lídio (apesar de não utilizar a quarta aumentada, podemos pensar nesta escala por causa do grau) para o acorde de D.


Jota Quest - O Sol

Estude com calma todas as partes separadamente e coloque no metrônomo para fazer com que o groove fique bem preciso.


Um abraço e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: